X
Início » Treinamento em MASP

Treinamento em MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas

O treinamento em MASP e análise de falhas irá te ajudar a dar uma abordagem mais apropriada às falhas ocorridas em sua empresa e aumente a qualidade e confiabilidade operacional.


SOBRE O TREINAMENTO

O que sua equipe vai aprender com o Treinamento em MASP e Análise de Falhas?

1

Tratar de forma sistêmica as falhas ocorridas

Os participantes irão compreender os fatores geradores de falhas e os impactos gerados para as organizações que convivem com ocorrências de problemas frequentes.

2

Estruturação de análise de falhas

A sua equipe aprenderá a desenvolver análises de falhas estruturadas de forma objetiva, tratando suas causas de maneira priorizada e efetiva, com base na metodologia MASP e PDCA.

3

Analisar as falhas e identificar oportunidades de melhorias

Os participantes irão adquirir a capacidade de tratar falhas operacionais seguindo uma lógica que visa além de analisar as falhas, identificar oportunidades de melhorias.

4

Uso do MASP e outras ferramentas da qualidade

Os participantes irão conhecer e aprender como aplicar ferramentas específicas de tratamento e análise de falhas com base na Metodologia de Análise e Solução de Problemas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Veja o conteúdo programático do treinamento

  • Introdução conceitual da análise de falhas
  • O papel de um analista de falhas nas organizações
  • Gerenciamento e controle de falhas
  • A ferramenta cinco porquês de análise de falhas
  • O método MASP de análise de falhas
  • Ferramentas aplicadas no método MASP
  • Análise de problema potencial


CARGA HORÁRIA DO TREINAMENTO: 16 horas


PÚBLICO ALVO: Gerentes, coordenadores, supervisores, pessoas que ocupem ou venham a ocupar cargos de lideranças, técnicos especializados ou membros da equipe que ocupem posições chave na organização.


METODOLOGIA

Workshop: O método MASP com ferramentas práticas para a análise de falhas

Metade das horas de treinamento está baseada na realização do workshop, em que os participantes irão definir em equipe um problema ou oportunidade de melhoria a ser trabalhado, seguindo os passos propostos na metodologia MASP.

Para o desenvolvimento da oficina será disponibilizado um kit de ferramentas, estruturado na sequência proposta pelo método para facilitar a assimilação dos conteúdos tratados.

A equipe também receberá todo o conteúdo em uma apostila com descrição clara e com exemplos para melhor contextualizar os temas tratados.


COMO NOSSOS CLIENTES AVALIARAM O TREINAMENTO

O Treinamento MASP teve 96,1% de aprovação na Bombril

O treinamento em MASP foi realizado para equipe de liderança da Bombril.

No primeiro dia do treinamento, foi feita a fundamentação teórica na metodologia e suas ferramentas, com resolução de exercícios aplicativos.

Já no segundo dia, foram realizadas oficinas de aprendizagem tratando problemas prioritários identificados pela empresa e participantes, dentro da planta industrial da Bombril.

O treinamento teve um nível de aprovação de 96,1% e nos da Signa ficamos muito felizes com o resultado!


O Treinamento MASP teve 90,4% de aprovação no Grupo Semil

A equipe foi capacitou os gestores do Grupo Semil na metodologia e nas ferramentas associados ao método MASP (Metodologia de Análise de Problemas).

Com o treinamento MASP os participantes adquiriram a habilidade de abordar e tratar falhas de forma efetiva e colaborar com aumento da confiabilidade operacional na empresa.

A aprovação do treinamento foi de 90,4% o que mostra o êxito da capacitação.


Por que fazer o treinamento em MASP e Análise de Falhas?

A análise de falhas e gestão da confiabilidade são temas que vem ganhando cada vez mais importância nas organizações. Isto porque, tem-se constatado como a ocorrência de falhas e anomalias nas atividades operacionais são fontes de aumento de custos, redução de confiabilidade operacional e geração de retrabalhos.

Além disto, podem comprometer os resultados financeiros das empresas e impactar significativamente junto aos clientes e comunidade em geral. Por isto, o domínio de métodos e ferramentas de análise de falhas e sua correta aplicação, cada vez mais é fator chave para aumentar a performance operacional.

Os gerenciamentos sistemáticos devem seguir um ciclo que engloba:

  • um planejamento de ações com base em metas claras;
  • uma fase de controle para garantir que as ações sigam um curso de compromisso;
  • uma análise crítica periódica que permita avaliar se o que foi planejado em termos meta foi realmente alcançado.

No caso específico da gestão de falhas, uma das ferramentas mais usuais e que tem um ciclo definido com base no ciclo PDCA é o MASP, ou, Metodologia de Análise e Solução de Problemas.

A metodologia de análise e solução de problemas – MASP – é uma abordagem poderosa para enfrentar as falhas crônicas que compromete a eficiência operacional.

O processo investigativo é mais amplo e requer vários pontos de vista, por isto a análise de falhas é desenvolvida com um esforço de equipe.

Dominar ferramentas de análise de associadas ao MASP e aplicá-las com eficácia produz enormes diferenças e excelentes resultados de performance operacional para as empresas e devem fazer parte de uma adequada política de gestão operacional.