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Treinamento de LIDERANÇA NA MEDIDA

A gestão de negócios tem requerido líderes com competências e habilidades capaz de formar equipes de alto desempenho.


SOBRE O TREINAMENTO

O que seus gestores irão aprender com treinamento de liderança?

O treinamento de liderança busca capacitar os participantes para que possam gerir equipes, levando em consideração o cenário atual no qual as empresas estão inseridas e as exigências para os gestores no exercício do seu papel.

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A liderança e o clima organizacional

Modelo de gestão gera clima! A liderança exerce um papel fundamental para construir um clima organizacional favorável ao melhor desempenho dos negócios. Compreender as diversas gerações que devem conviver em um ambiente organizacional, suas características de valor e suas necessidades farão a grande diferença na formação e aprimoramento das equipes de trabalho.

Compreendendo o papel do líder

No mundo organizacional, sujeito a demandas tão diversas, qual é o papel do líder? Como se reflete a questão de autoridade e poder e quais estilos de liderança que devem favorecer a uma gestão no contexto do mundo VUCA? Que atitudes e ferramentas deve o líder empregar para promover o pleno desenvolvimento das empresas?

Estas reflexões serão significadas por meio de cases e dinâmicas em que o líder terá a oportunidade de fundamentar o seu papel.

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Liderança e método de gestão

O exercício da liderança tem se tornado cada vez mais dinâmico e complexo, requerendo formas de planejamento, controle e organização muito efetivas. Liderar por meio de um método que traduz os objetivos e as metas claras, criando um clima favorável que oriente o foco e as prioridades de maneira disciplinada, favorecerá o exercício da liderança.

Nesta abordagem os participantes irão compreender a importância de liderar, tendo como base um método de gerenciamento e irão refletir sobre a necessidade se conhecer as características individuais de cada membro da equipe para conduzi-las na trilha do sucesso criando um clima de trabalho favorável.

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A liderança para a gestão de resultados

Liderar é atingir metas almejadas. Neste propósito a liderança precisa conquistar suas metas gerenciando as demandas dentro de um contexto de um mundo VUCA. Mais do que ter um método de gestão, os líderes precisam aplicá-los através das pessoas com base nos objetivos organizacionais, considerando as limitações de recursos e as imposições da dinâmica organizacional. Promover feedbacks construtivos de maneira assertiva por meio de ferramentas adequadas.

Ir à essência do que motiva as pessoas considerando as responsabilidades da organização e do indivíduo, de maneira racional e equilibrada, considerando o tempo que o líder deve dedicar a formação e desenvolvimento dentro do seu tempo de gerenciamento deve ser bem compreendida para o pleno desempenho do papel do líder.


CARGA HORÁRIA DO TREINAMENTO: 8 horas


PÚBLICO ALVO: Profissionais que exercem função de gestão (gerência, supervisão, coordenação, etc.) ou que tenham interesse de se prepararem para o exercício da liderança.


METODOLOGIA

Como acontece o Treinamento de Liderança

O treinamento em Liderança NA MEDIDA busca capacitar os participantes para que possam gerir equipes, levando em consideração o cenário atual no qual as empresas estão inseridas e as exigências para os gestores no exercício da liderança.

O conteúdo do treinamento em Desenvolvimento de Liderança é respaldado em uma abordagem da temática Liderança, considerando-se as habilidades e competências do líder em mercados mais competitivos e num ambiente de mudanças contínuas. Entre os métodos de aprendizagem aplicados estão:

A gestão da liderança através de workshop

Durante o curso, o facilitador definirá problemas reais a serem resolvidos pelos participantes com base nas ocorrências empresarias mais comuns.

Assim, os líderes irão desenvolver soluções através das abordagens práticas e teóricas previamente discutidas. Esta forma de simulação levará o participante a um trabalho de aprendizagem na prática.

Análise de cases

Com a análise de cases reais, a equipe conseguirá contextualizar melhor os temas tratados com o dia a dia da liderança de equipes na sua empresa.

Jogos empresariais que estimulam a capacidade de liderar

Por meio da metodologia de jogos empresariais os líderes serão envolvidos em simulações com bases em ambientes competitivos inerentes à gestão de um negócio.

Os jogos estimulam o aprendizado e ampliam o interesse dos participantes pois além da descontração, ele trabalha o auto desenvolvimento para que novas atitudes sejam desempenhadas.

Análise e desenvolvimento do perfil dos gestores

Através de dinâmicas de grupos serão utilizadas técnicas de sensibilização, mobilização e testes que permitam a traçar o perfil dos participantes como líderes.

Isto é essencial para autoconhecimento e o mapeamento de suas competências a serem desenvolvidas.


Sobre a tutoria

Após o Treinamento de Liderança, caso seja de interesse da empresa, efetuamos tutoria para apoiar no Desenvolvimento do Gestor.

A Tutoria tem como objetivo, apoiar no desenvolvimento pessoal e profissional do líder, com intuito de criar uma reflexão sobre sua postura e ações como gestor. Apoiar na descoberta dos pontos a serem desenvolvidos, suas competências e habilidades técnicas que precisam ser exploradas.

A tutoria profissional é desenvolvida por meio de quatro reuniões individuais presenciais com utilização de ferramentas específicas.

Fases do Processo de Tutoria:

No primeiro momento é elaborado um levantamento individual das necessidades comportamentais e técnicas do funcionário. Nessa fase é desenvolvido juntamente com o participante uma reflexão de autoconhecimento para alcançar uma visão mais clara das suas qualidades e pontos de melhoria.

Após o primeiro encontro é o momento de traçar as metas por meio da “Trilha meta”, levando em consideração as principais forças e os pontos a desenvolver do participante.

No terceiro encontro é importante fazer o follow-up dos avanços ocorridos até o momento e avaliação dos principais Sabotadores que podem impedir as mudanças necessárias e desejadas pelo participante.

Finalmente é hora de analisar a autonomia no processo de mudança ocorrido, o desenvolvimento do comportamento e habilidades do participante, quais foram suas conquistas e dificuldades.

Em todos os encontros, é alimentado um Plano de ação, que tem como principal objetivo um planejamento do trabalho e configura também como base para analisar o atingimento dos resultados.


Um pouco mais sobre o treinamento

Percebe-se que nas organizações há uma ênfase nos aspectos técnicos da atuação do gestor em detrimento dos comportamentais, entretanto são estes os determinantes para uma atuação assertiva na gestão de equipes.

O nosso propósito apoiar esse participante a compreender o papel do líder e a desenvolver suas habilidades e competências necessárias para a gestão de pessoas. Entre os tópicos a serem tratados no treinamento de liderança estão:

A liderança para a gestão de resultados:

Liderar é atingir metas para resultados almejados. Neste propósito a liderança precisa conquistar suas metas gerenciando as mudanças dentro de um contexto de um mundo VUCA.

Mais do que ter um método de gestão, os líderes precisam aplicá-los através das pessoas com base nos objetivos organizacionais, considerando as limitações de recursos e as imposições de um mercado dinâmico.

O perfil do gestor no contexto atual

É necessário a compreensão do contexto atual e as exigências em relação ao papel do gestor para nortear de forma assertiva as suas ações. Muitos são os desafios do gestor, tais como proatividade, relacionamento e comunicação interpessoal, entre outros.

Os estilos de liderança

A compreensão dos estilos de liderança e a leitura do contexto no qual a empresa está inserida são essenciais para a tomada de decisões. Assim serão apresentados os estilos de liderança e suas repercussões no processo de gestão.

A gestão de mudanças

As mudanças em nossas vidas acontecem o tempo todo e no ambiente de trabalho isso também ocorre. Saber geri-las é uma das atribuições do gestor, o que requer dele habilidades, conhecimentos para fomentar e implementar as mudanças.

A gestão de pessoas nos conflitos de gerações

Hoje estão presentes nas empresas pessoas de gerações diferentes o que propicia uma diversidade que é benéfica para todos, mas que também apresenta o desafio da convivência. Conhecer as características das diferentes gerações é imprescindível para o líder.

Precisa de algo a mais? Customize este treinamento de acordo com as necessidades da sua empresa.