Afinal, o que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para se concretizar uma situação futura desejada, considerando os fatores ambientais e os recursos da organização.

Por que definir estratégias

As empresas precisam de um plano estratégico para atingir objetivos que promovam a evolução do seu negócio, por isto a definição das estratégias é importante para:

  • Assumir controle sobre o destino, promover mudanças e definir novos rumos para a organização
  • Enxergar oportunidades e transformar ameaças em oportunidades
  • Desenvolver um processo de aprendizado, de forma a introduzir o pensamento a longo prazo
  • Incentivar a interação entre as áreas, mobilizando recursos para um objetivo comum
empresa de consultoria estrategica

Algumas vantagens de contratar uma consultoria em planejamento estratégico

A consultoria em planejamento estratégico te apoiará no desenvolvimento do seu negócio através de objetivos, indicadores e planos de ação.

Crie uma perspectiva futura para o seu negócio

Tenha um plano estratégico de médio e longo prazo, através da compreensão das forças presentes no ambiente competitivo e dos fatores críticos de sucesso.

Organize as ações de forma estratégica

Planeje as ações da sua empresa ao longo do tempo para criar um futuro desejável por meio de ações estratégicas e táticas compartilhadas com as equipes.

Tome decisões mais conscientes

Tome decisões com base na compreensão do ambiente de negócios e em expectativas de resultados. O plano estratégico irá tornar as suas decisões mais consistentes.

Tenha uma visão integrada do negócio

Desenvolva uma gestão numa visão integrada através de práticas objetivas e tenha velocidade na transformação da realidade para um patamar alvo.

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Como a nossa consultoria em planejamento estratégico pode te ajudar

planejamento estratégico e financeira empresarial

“Frente aos grandes desafios que envolvem a gestão empresarial, buscamos nortear o desenvolvimento estratégico por meio de uma análise clara e objetiva, com o intuito de tornar visíveis os passos do negócio no médio e longo prazo”Delmar Novaes, Consultor em Gestão de Negócios


Gestão estratégica empresarial com práticas objetivas e simples

Em nossa consultoria em planejamento estratégico te ajudamos a criar uma compreensão clara do negócio, estabelecer a visão e missão com base no propósito empreendedor, dos valores organizacionais e do entendimento dos fatores críticos de sucesso.

Assim será possível definir os objetivos e diretrizes com metas e medidas, para desenvolver um plano de ação estratégico consistente.

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Desenvolvimento e análise de indicadores de desempenho

O desenvolvimento do plano estratégico ajuda o gestor na definição de prioridades, alocação de energia e recursos e fortalecer as decisões, assegurando que toda a equipe trabalhe em direção a objetivos comuns, em resposta a um ambiente em mudança.

Durante a nossa consultoria de planejamento estratégico empresarial buscamos o desenvolvimento da gestão através de um plano estratégico e tático para tornar visível a evolução dos objetivos desejados.

Através da metodologia do Balanced Scorecard o plano elaborado com o cliente irá favorecer a empresa definir seus objetivos, estratégias e resultados empresariais em quatro perspectivas: Finanças, Processos internos, Clientes e Aprendizagem organizacional.

Ferramentas para começar o seu planejamento estratégico ainda hoje

Se você ainda está na dúvida, veja abaixo algumas ferramentas e dicas para que você possa iniciar o seu planejamento estratégico hoje. Estas e outras ferramentas também serão trabalhadas durante a nossa consultoria.

1. Business Model Canvas (Modelo de Negócio)

O Business Model Canvas, trata-se de um mapa simples e visual, que pode ser usado tanto para quem já tem uma empresa e precisa reestruturá-la, quanto para quem está começando do zero.

Ele aborda os principais aspectos que o empreendedor precisa considerar ao trazer sua empresa para a realidade do mercado. As hipóteses devem ser testadas sempre pela empresa e alteradas, caso seja necessário.

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2. Visão, missão e valores

Definir esses três itens para a sua empresa permite definir as estratégias do negócio, desde as operações comerciais, passando pelo posicionamento de mercado e chegando até à motivação de seus colaboradores. Podemos simplificar a definição de cada um da seguinte forma:

  • Visão: onde queremos chegar?
  • Missão: o que estamos fazendo para concretizar a nossa visão?
  • Valores: quais os princípios que guiam as atitudes, os comportamentos e as decisões dentro da empresa.

3. Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para a gestão estratégica.

A análise SWOT permite se conheça os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças que uma empresa enfrenta e permite traçar linhas de ação com base em diagnósticos internos e externos.

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4. Balanced Scorecard – BSC

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de modelagem, mensuração e gerenciamento com o principal objetivo de alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico empresarial e as atividades operacionais que ela exerce.

Ele traduz a missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores de desempenho que irão informar a empresa os aspectos de sucesso atual e futuro. Para a definição dos objetivos, são levados em consideração quatro perspectivas da gestão: Financeira; Clientes; Processos Internos e Pessoas.

5. 5W2H

O 5W2H, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas. Esta ferramenta é extremamente útil, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Ela ajuda a mapear as atividades com perguntas como:
5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?)
2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

plano de ação 5w2h

Dicas para criar um planejamento com sucesso

Envolva a equipe

Tenha em mente que, para cada uma das cinco ferramentas, seus colaboradores têm muito a contribuir. Então, é válido ouvir aqueles que trabalham com você, seja individualmente ou em um encontro conjunto, apresentando a ferramenta e justificando a sua utilização.

Após o planejamento estar pronto, não esqueça de levar ao conhecimento de todos, não apenas daqueles que serão responsáveis diretos pelas ações.

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Atualize o seu planejamento

O planejamento estratégico empresarial deve ser realizado para desenvolver o negócio numa visão futura, devendo ser atualizado com frequência pois todos os setores os produtos e serviços estão mudando rapidamente.

Mais importante do que definir um planejamento é colocá-lo em prática e acompanhar constantemente os resultados para que ajustes sejam feitos para atingir melhores resultados.

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