Por que contratar uma consultoria comercial?
Com apoio da consultoria você conseguirá desenvolver o setor comercial da sua empresa por meio de métricas, como metas de vendas, comissões de vendedores e análise da eficiência comercial.
Gerentes comerciais mais seguros
Geralmente os gerentes comerciais são vendedores que chegaram à gestão. Por isso é importante ter gestores preparados com técnicas e ferramentas para a atuação no dia a dia.
Força de vendas mais motivada
Metas muito altas desmotivam, mas metas muito baixas geram desânimo. Com a elaboração de uma meta coerente você terá uma equipe mais motivada.
Organização do setor comercial
Organize seu setor comercial levando em consideração o atendimento segmentado e relacione com seu cliente de forma mais customizada.
Decisões mais assertivas
Tome decisões com base em análises da curva ABC, funil de vendas e demais ferramentas para acompanhamento e desenvolvimento do setor comercial.
Veja como a nossa consultoria ajudará a sua empresa a atingir melhores resultados
“O nosso objetivo é apoiar no desenvolvimento do setor comercial de forma prática, através de métricas que façam sentido para o seu negócio. Assim, além de ganhos financeiros e eficiência comercial, a sua empresa contará com uma equipe alinhada aos desafios do mercado”.
Rose Carvalhais, Consultora em Gestão Comercial
Estruturação da força de vendas
A estruturação da equipe deve ser efetuada de forma cuidadosa e sistemática. Muitas empresas dividem a equipe de vendas por tipo de produto, região, cliente ou de forma mista.
Através da consultoria comercial, identificamos e te ajudamos a estruturar a sua força de vendas de acordo com as características e necessidades da sua empresa.
Elaboração de metas comerciais
A definição das metas é sempre um desafio para os gestores.
Por isto, te apoiamos na definição de metas de vendas eficazes, considerando além do histórico de venda, sazonalidade do mercado e fatores qualitativos importantes, que geralmente não são identificados pelos gestores.
Definição de uma Política de Comissão de Vendas
Na gestão comercial, é preciso ter a estruturação de uma política de comissão e processos de vendas – isto é um fator decisivo para motivar os vendedores.
O sistema de comissão pode ser individual, por equipe ou os dois, mas cada empresa possui uma necessidade. Durante o nosso trabalho te ajudamos a decidir qual a política de de comissão é a mais adequada para a gestão comercial da sua empresa.
Como acontece a consultoria comercial
Diagnóstico e planejamento de vendas
No dia a dia nos deparamos com empresas com alto potencial de vendas, empreendedores e gestores empenhados em melhorar seus indicadores de desempenho, mas a gestão comercial é sempre um grande desafio.
Durante o diagnósticos buscamos entender de forma clara quais são as maiores necessidades do setor comercial. Assim, algumas perguntas são respondidas nesta etapa:
A equipe comercial entende a sua importância para empresa? Há metas de vendas definidas para todo o ano? As metas estão sendo atingidas? Há um plano de comissão para os vendedores? Existe um padrão de atendimento bem definido? O gestor comercial possui um método de trabalho alinhado com o setor?
Execução
Por meio de uma sistemática de planejamento e controle você terá mais clareza sobre a gestão comercial e poderá identificar melhorias e falhas, para agir no sentido de atingir melhores resultados e desenvolver a força de vendas.
Nesta etapa são propostas ações práticas para o atingimento das metas de vendas, estruturação do atendimento, ações motivacionais para equipe, desenvolvimento gerencial e formas de acompanhamento da equipe.
Acompanhamento
A gestão comercial exige um acompanhamento diário dos indicadores, das metas, das atividades executadas pela equipe e as ações do gerente de vendas.
Nas reuniões de rotina são analisadas as anomalias e as sugestões de mudança para atingir as metas e a melhoria constante no setor comercial.
Assim, você conseguirá agir de forma pró-ativa na adequação dos processos de vendas.
Adote o método PDCA na gestão comercial
Para se ter sucesso na gestão comercial é necessário a adoção de métodos que agreguem valor nas práticas do dia a dia. Por esse motivo na nossa consultoria comercial adotamos a metodologia PDCA NA MEDIDA, com intuito de planejar, desenvolver e checar as ações de forma sistemática.
Tire suas dúvidas sobre a consultoria comercial
Por que a minha empresa precisa de uma consultoria em marketing e vendas?
Em algum momento você já se perguntou o que está fazendo de errado? Ou o que ainda não está fazendo para ter melhores resultados na gestão comercial?
Antigamente pensava-se que a área comercial tinha o papel de “vender, vender e vender” e que apenas isso era suficiente. Hoje, além de vender, as empresas precisam entender o seu cliente e gerar valor para ele. Mas para isso é necessário que a sua equipe comercial esteja estruturada.
Com a nossa consultoria comercial, você será capaz de definir os objetivos e as estratégias da área para alcançar resultados almejados.
Quais tipos de metas de vendas poderei aplicar na minha empresa?
Uma meta de vendas deve ser atribuída a uma unidade de marketing por um determinado período de tempo. Uma unidade de marketing pode ser: um vendedor, uma filial, um distrito ou região ou um revendedor ou distribuidor. Entre os principais tipos de metas estão:
Volume de vendas: pode ser estabelecida por área geográfica, linha de produtos, cliente, um período de tempo ou a combinação destas.
Lucro líquido ou bruto: pode ser estabelecido por tipo de clientes, produtos, áreas geográficas, etc.
Despesas: de vendas pode receber uma quota de despesas igual a x% do volume de vendas líquida.
Atividades: o gestor comercial pode selecionar tarefas como: (1) visitas diárias (2)novos clientes visitados(3) pedidos de novos clientes(4) demonstração de produtos feitas (5) orçamentos efetuados, etc.
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