Por que contratar uma consultoria comercial?

Com apoio da consultoria você conseguirá desenvolver o setor comercial da sua empresa por meio de métricas, como metas de vendas, comissões de vendedores e análise da eficiência comercial.

Gerentes comerciais mais seguros

Geralmente os gerentes comerciais são vendedores que chegaram à gestão. Por isso é importante ter gestores preparados com técnicas e ferramentas para a atuação no dia a dia.

Força de vendas mais motivada

Metas muito altas desmotivam, mas metas muito baixas geram desânimo. Com a elaboração de uma meta coerente você terá uma equipe mais motivada.

Organização do setor comercial

Organize seu setor comercial levando em consideração o atendimento segmentado e relacione com seu cliente de forma mais customizada.

Decisões mais assertivas

Tome decisões com base em análises da curva ABC, funil de vendas e demais ferramentas para acompanhamento e desenvolvimento do setor comercial.

Preparado para melhorar os resultados em vendas da sua empresa?

Fale com um consultor

Veja como a nossa consultoria ajudará a sua empresa a atingir melhores resultados

consultora em gestão comercial

“O nosso objetivo é apoiar no desenvolvimento do setor comercial de forma prática, através de métricas que façam sentido para o seu negócio. Assim, além de ganhos financeiros e eficiência comercial, a sua empresa contará com uma equipe alinhada aos desafios do mercado”.

Rose Carvalhais, Consultora em Gestão Comercial


consultoria estruturacao equipe vendas

Estruturação da força de vendas

A estruturação da equipe deve ser efetuada de forma cuidadosa e sistemática. Muitas empresas dividem a equipe de vendas por tipo de produto, região, cliente ou de forma mista.

Através da consultoria comercial, identificamos e te ajudamos a estruturar a sua força de vendas de acordo com as características e necessidades da sua empresa.

Elaboração de metas comerciais

A definição das metas é sempre um desafio para os gestores.
Por isto, te apoiamos na definição de metas de vendas eficazes, considerando além do histórico de venda, sazonalidade do mercado e fatores qualitativos importantes, que geralmente não são identificados pelos gestores.

metas vendas b2b e b2c
definicao metas comerciais

Definição de uma Política de Comissão de Vendas

Na gestão comercial, é preciso ter a estruturação de uma política de comissão e processos de vendas – isto é um fator decisivo para motivar os vendedores.

O sistema de comissão pode ser individual, por equipe ou os dois, mas cada empresa possui uma necessidade. Durante o nosso trabalho te ajudamos a decidir qual a política de de comissão é a mais adequada para a gestão comercial da sua empresa.

Como acontece a consultoria comercial

Diagnóstico e planejamento de vendas

No dia a dia nos deparamos com empresas com alto potencial de vendas, empreendedores e gestores empenhados em melhorar seus indicadores de desempenho, mas a gestão comercial é sempre um grande desafio.

Durante o diagnósticos buscamos entender de forma clara quais são as maiores necessidades do setor comercial. Assim, algumas perguntas são respondidas nesta etapa:
A equipe comercial entende a sua importância para empresa? Há metas de vendas definidas para todo o ano? As metas estão sendo atingidas? Há um plano de comissão para os vendedores? Existe um padrão de atendimento bem definido? O gestor comercial possui um método de trabalho alinhado com o setor?

consultoria comercial b2b

Execução

Por meio de uma sistemática de planejamento e controle você terá mais clareza sobre a gestão comercial e poderá identificar melhorias e falhas, para agir no sentido de atingir melhores resultados e desenvolver a força de vendas.

Nesta etapa são propostas ações práticas para o atingimento das metas de vendas, estruturação do atendimento, ações motivacionais para equipe, desenvolvimento gerencial e formas de acompanhamento da equipe.

consultoria vendas analise

Acompanhamento

A gestão comercial exige um acompanhamento diário dos indicadores, das metas, das atividades executadas pela equipe e as ações do gerente de vendas.

Nas reuniões de rotina são analisadas as anomalias e as sugestões de mudança para atingir as metas e a melhoria constante no setor comercial.

Assim, você conseguirá agir de forma pró-ativa na adequação dos processos de vendas.

consultoria comercial ferramentas

Adote o método PDCA na gestão comercial

Para se ter sucesso na gestão comercial é necessário a adoção de métodos que agreguem valor nas práticas do dia a dia. Por esse motivo na nossa consultoria comercial adotamos a metodologia PDCA NA MEDIDA, com intuito de planejar, desenvolver e checar as ações de forma sistemática.

Veja como funciona o Ciclo PDCA

Tire suas dúvidas sobre a consultoria comercial

Por que a minha empresa precisa de uma consultoria em marketing e vendas?

Em algum momento você já se perguntou o que está fazendo de errado? Ou o que ainda não está fazendo para ter melhores resultados na gestão comercial?

Antigamente pensava-se que a área comercial tinha o papel de “vender, vender e vender” e que apenas isso era suficiente. Hoje, além de vender, as empresas precisam entender o seu cliente e gerar valor para ele. Mas para isso é necessário que a sua equipe comercial esteja estruturada.

Com a nossa consultoria comercial, você será capaz de definir os objetivos e as estratégias da área para alcançar resultados almejados.

Quais tipos de metas de vendas poderei aplicar na minha empresa?

Uma meta de vendas deve ser atribuída a uma unidade de marketing por um determinado período de tempo. Uma unidade de marketing pode ser: um vendedor, uma filial, um distrito ou região ou um revendedor ou distribuidor. Entre os principais tipos de metas estão:

Volume de vendas: pode ser estabelecida por área geográfica, linha de produtos, cliente, um período de tempo ou a combinação destas.

Lucro líquido ou bruto: pode ser estabelecido por tipo de clientes, produtos, áreas geográficas, etc.

Despesas: de vendas pode receber uma quota de despesas igual a x% do volume de vendas líquida.

Atividades: o gestor comercial pode selecionar tarefas como: (1) visitas diárias (2)novos clientes visitados(3) pedidos de novos clientes(4) demonstração de produtos feitas (5) orçamentos efetuados, etc.

Conheça outras das nossas áreas de atuação

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