Treinamento em MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas

O treinamento em MASP e análise de falhas irá criar um ambiente mais voltado para a promoção da confiabilidade operacional por meio de uma abordagem mais apropriada às falhas ocorridas em sua empresa.

Solicitar um orçamento

Treinamento realizado in company

O que sua equipe vai aprender com o Treinamento em MASP e Análise de Falhas?

Tratar de forma sistêmica as falhas ocorridas

Os participantes irão compreender os fatores geradores de falhas e os impactos gerados para as organizações que convivem com ocorrências de problemas frequentes.

Estruturação de análise de falhas

A sua equipe aprenderá a desenvolver análises de falhas estruturadas de forma objetiva, tratando suas causas de maneira priorizada e efetiva, com base na metodologia MASP e PDCA.

Analisar as falhas e identificar oportunidades de melhorias

Os participantes irão adquirir a capacidade de tratar falhas operacionais seguindo uma lógica que visa além de analisar as falhas, identificar oportunidades de melhorias.

Uso do MASP e outras ferramentas da qualidade

Os participantes irão conhecer e aprender como aplicar ferramentas específicas de tratamento e análise de falhas com base na Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP).

Veja o conteúdo programático do treinamento

  • Introdução conceitual da análise de falhas
  • O papel de um analista de falhas nas organizações
  • Gerenciamento e controle de falhas
  • A ferramenta cinco porquês de análise de falhas
  • O método MASP de análise de falhas
  • Ferramentas aplicadas no método MASP
  • Análise de problema potencial
consultoria e treinamento empresarial

Público alvo

Gerentes, coordenadores, supervisores, pessoas que ocupem ou venham a ocupar cargos de lideranças, técnicos especializados ou membros da equipe que ocupem posições chave na organização.

Duração do treinamento

16 horas

O método MASP com ferramentas práticas para a análise de falhas

Metade das horas do curso está baseada na realização de uma oficina de capacitação, em que os participantes irão definir em equipe, um problema ou oportunidade de melhoria a ser trabalhado, seguindo os passos propostos na Metodologia de Análise e Solução de Problemas.

Para o desenvolvimento da oficina será disponibilizado um KIT MASP, estruturado na sequência proposta pelo método para facilitar a assimilação dos conteúdos tratados.

A equipe também receberá todo o conteúdo em uma apostila com descrição clara e com exemplos para melhor contextualizar os temas tratados.

treinamento empresarial com dinamicas

Dê uma abordagem mais apropriada às falhas ocorridas em sua empresa.

Solicitar Orçamento

Por que fazer o treinamento em MASP e Análise de Falhas?

A análise de falhas e gestão da confiabilidade são temas que vem ganhando cada vez mais importância nas organizações. Isto porque, tem-se constatado como a ocorrência de falhas e anomalias nas atividades operacionais são fontes de aumento de custos, redução de confiabilidade operacional e geração de retrabalhos.

Além disto, podem comprometer os resultados financeiros das empresas e impactar significativamente junto aos clientes e comunidade em geral. Por isto, o domínio de métodos e ferramentas de análise de falhas e sua correta aplicação, cada vez mais é fator chave para aumentar a performance operacional.

Os gerenciamentos sistemáticos devem seguir um ciclo que engloba:

  • um planejamento de ações com base em metas claras;
  • uma fase de controle para garantir que as ações sigam um curso de compromisso;
  • uma análise crítica periódica que permita avaliar se o que foi planejado em termos meta foi realmente alcançado.

No caso específico da gestão de falhas, uma das ferramentas mais usuais e que tem um ciclo definido com base no ciclo PDCA é o MASP, ou, Metodologia de Análise e Solução de Problemas.

A metodologia de análise e solução de problemas – MASP – é uma abordagem poderosa para enfrentar as falhas crônicas que compromete a eficiência operacional.

O processo investigativo é mais amplo e requer vários pontos de vista, por isto a análise de falhas é desenvolvida com um esforço de equipe.

Dominar ferramentas de análise de associadas ao MASP e aplicá-las com eficácia produz enormes diferenças e excelentes resultados de performance operacional para as empresas e devem fazer parte de uma adequada política de gestão operacional.